15.3 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Um time engajado movimenta montanhas

spot_img

Para gerar excelentes resultados, a liderança precisa de qualidade, que nada mais é que uma filosofia de como gerenciar a sua equipe para criar um ambiente mais produtivo e estimular os colaboradores a trabalharem com entusiasmo e engajamento em direção a objetivos comuns. Assim como ocorre no desenvolvimento de um produto, existem certos princípios que regem a qualidade na liderança.
O primeiro deles é básico: o respeito aos colaboradores. Em hipótese alguma, o líder de uma equipe pode tratar os seus colegas como escravos. Para exercer uma liderança positiva é de fundamental importância ouvir os colegas, cada qual com suas responsabilidades e competências. Desconsiderar a opinião de um especialista, por exemplo, significa desmotivar e, eventualmente, cometer falhas.
Usar o trabalho de equipe a favor dos resultados da empresa é outro requisito para o profissional que assume posto de liderança, afinal ninguém pode resolver nada sozinho. As contribuições de cada um dos colaboradores, mesmo que sejam pequenas, fazem o conjunto ter sucesso. Importante destacar: quem é deixado de fora das discussões perde motivação, o que impacta no ambiente de trabalho.
A transparência na comunicação deve ser garantida pelo superior. É imprescindível fazer o que disse que irá fazer – isso significa lealdade à própria palavra. Ser transparente e honesto envolve não prometer o que não for capaz de entregar, como não apresentar perspectivas positivas demais. Às vezes vale fazer críticas mais duras, que transformem falhas em oportunidades de aprendizado.
Outro ponto de atenção é a inovação, a chave para a longevidade de uma empresa. Para incentivar a cultura da inovação, o líder deve demonstrar que haverá avaliação justa das propostas. Se aprovada uma ideia, o colaborador deve ser reconhecido. Qual é a filosofia? Não há ninguém melhor que o colaborador para refletir como melhor executar as tarefas em seu próprio ambiente de trabalho.
Os colaboradores são muito receptivos para o reconhecimento, que pode ser traduzido num simples comentário de aprovação pela execução de um trabalho ou numa promoção por bom desempenho. Embora soe estranho, a crítica também pode fazer parte do processo de reconhecimento caso algo não tenha corrido bem, mas precisa ser educativa de forma a apontar o caminho da melhoria.
Observar o comprometimento da equipe é imprescindível ao líder. Caso se mostre engajado com a causa da organização, o colaborador precisa ser reconhecido não só com elogios, mas também com mais responsabilidades e liberdade de decisão.
Delegar tarefas requer confiança. Mesmo que a decisão tomada não surta o resultado esperado, o colaborador não deve ser punido, mas incentivado a enxergar possibilidades de melhoria. Essa condição se reflete em autoconfiança e é percebida positivamente pelo cliente no momento em que o colaborador o visita e pode tomar decisão sem confirmar com o superior.
O líder depende plenamente do colaborador, que é quem faz acontecer na organização. Assim, cabe a ele motivar e ter a confiança de que os colaboradores darão o melhor de si para executar as tarefas. Esses são alguns princípios para o exercício da liderança com qualidade, capaz engajar equipes para excelentes resultados na organização. Um time motivado movimenta montanhas.
STEPHAN BLUMRICH
diretor do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA)

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas