23.4 C
Jundiaí
terça-feira, 19 março, 2024

Pagamento de passagem com cartão está disponível em toda a frota

spot_img

Passageiros que utilizam o sistema de transporte público de Jundiaí agora podem pagar a passagem com cartão de crédito, débito ou pré-pago que disponham da tecnologia contactless (de aproximação), disponível a partir desta quarta-feira (13) em toda a frota. O Município é o primeiro da América Latina a oferecer essa alternativa de pagamento aos usuários de ônibus, implementada em parceria com a Autopass sem custos para a Prefeitura. No mundo todo, apenas Londres conta com o sistema.
A novidade está em linha com a meta desta gestão de fomentar o uso da tecnologia para melhorar o serviço oferecido à população. “Essa é mais uma alternativa de pagamento oferecida aos 110 mil usuários que utilizam o transporte de Jundiaí diariamente. Temos a preocupação de qualificar o sistema e torná-lo acessível, daí a escolha para que a nossa cidade pudesse sair na frente”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.
Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), Silvestre Ribeiro, a iniciativa oferece mais comodidade e agilidade ao usuário, além de aumentar a segurança dentro do ônibus com a menor circulação de dinheiro. “Optamos pela tecnologia de aproximação porque ela é tão ágil quanto o sistema de bilhete único já existente, ou seja, não vai gerar filas e atrasar a operação. É uma boa saída, por exemplo, para os usuários esporádicos”, destaca.
O gestor acrescenta que a medida faz parte de um conjunto de melhorias em todo o sistema de transporte público que vem sendo realizado desde o início do ano. “Retiramos as gaiolas, fizemos manutenções nos terminais, como limpeza e reforma de telhados, reorganizamos algumas linhas e já instalamos GPS e câmeras em todos os ônibus”, aponta Silvestre. Com a implantação do GPS, a expectativa é de que no ano que vem já seja possível lançar um aplicativo para que o usuário acompanhe todo o trajeto feito pelo ônibus.
A possibilidade de pagar a passagem com cartão também faz parte do conceito de cidade inteligente, outra prioridade desta gestão. “A tecnologia aliada à mobilidade urbana é fundamental para o futuro das cidades. É mais conveniência para o cidadão que poderá pagar a passagem com o mesmo cartão que paga suas contas”, comenta o presidente da Autopass (responsável pela implantação do novo método de pagamento), Rubens Gil Filho.
Usuário do sistema todos os dias, o estudante Gabriel Giacomin aprovou a novidade. “Quanto mais opções para pagar a passagem, melhor para o usuário. Os perfis de quem usa o transporte público são diferentes e é importante atender a todos com a mesma qualidade”, opina.
Como usar o cartão
Para o cidadão que quer ter seu cartão de crédito, débito ou pré-pago, como mais uma opção de pagamento de passagem de ônibus, é necessário checar se já possui a tecnologia contactless, identificado no plástico com um símbolo parecido com o sinal de wi-fi. O cartão com a nova tecnologia deve ser solicitado pelos próprios usuários interessados diretamente com o gerente do banco que opera, em qualquer instituição bancária.
Para estimular o uso, serão distribuídos 50 mil cartões pré-pagos da Acesso, com bandeira Mastercard, na Transurb, que fica no Terminal Central. Após receber o cartão pré-pago, basta ativá-lo, fazer uma recarga e começar a usar. O cartão pré-pago poderá ser utilizado, inclusive, em outras compras em qualquer estabelecimento comercial que aceite cartões de crédito.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas