HomeCidadesIndaiatubaIndaiatuba está entre os 3 municípios mais seguros para jovens

Indaiatuba está entre os 3 municípios mais seguros para jovens

Índice de Vulnerabilidade Juvenil foi publicado esta semana pela Unesco

Indaiatuba foi classificada entre os três municípios do país com os menores Índices de Vulnerabilidade Juvenis (IVJ) à Violência 2017, divulgado esta semana pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), no Brasil. Com notas que variam entre 0 a 1 – quanto mais perto de zero melhor o índice -, Indaiatuba recebeu 0,203, ficando com a terceira posição no ranking nacional e a segunda na RMC (Região Metropolitana de Campinas).

O IVJ foi desenvolvido pela Secretaria Nacional da Juventude em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública utilizando como base dados o ano de 2015. O estudo abrange a população de 15 a 29 anos e avaliou 304 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes em quatro dimensões: violência entre os jovens, frequência à escola e situação de emprego, pobreza no município e desigualdade de renda. De acordo com o documento, o Índice de Vulnerabilidade Juvenil tem o intuito de nortear as políticas públicas de juventude, parcela da população mais afetada pela violência no Brasil.

Segundo o prefeito Nilson Gaspar (PMDB) a classificação de Indaiatuba como terceira melhor do país é resultado de políticas públicas direcionadas que vêm sendo desenvolvidas no município ao longo dos anos. “Os investimentos no Social, na Educação, na Cultura, no Esporte e também na Segurança Pública foram determinantes para estarmos com um dos melhores índices de segurança para os jovens no Brasil. Oferecendo projetos e ações direcionadas a este público tão específico e uma educação de qualidade, vamos ter uma sociedade melhor e pessoas livres da violência e do grande mal que assola nossos jovens, que é as drogas. Estamos avançando no caminho certo, sempre pensando no ser humano”, afirmou.

Nilson Gaspar ressaltou ainda que a educação é a base de tudo. “Ano a ano Indaiatuba tem apresentado Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) acima da média nacional e com notas cada vez mais altas. Em 2016 alcançamos a nota 7, o que está acima da média nacional e é a projetada para o país atingir apenas em 2021. Além disso, somente este ano colocamos em atividade o Conselho da Juventude, criamos o Papo Jovem e o Juventude Esportiva, direcionado para jovens entre 15 e 21 anos. Nosso objetivo com essas e outras ações é conhecer o que pensam os jovens, ouvir e atender suas sugestões para tornar Indaiatuba uma cidade ainda melhor e mais humana”, detalhou.




Comentários