22.4 C
Jundiaí
terça-feira, 19 março, 2024

Indaiatuba está entre os 3 municípios mais seguros para jovens

spot_img

Índice de Vulnerabilidade Juvenil foi publicado esta semana pela Unesco
Indaiatuba foi classificada entre os três municípios do país com os menores Índices de Vulnerabilidade Juvenis (IVJ) à Violência 2017, divulgado esta semana pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), no Brasil. Com notas que variam entre 0 a 1 – quanto mais perto de zero melhor o índice -, Indaiatuba recebeu 0,203, ficando com a terceira posição no ranking nacional e a segunda na RMC (Região Metropolitana de Campinas).
O IVJ foi desenvolvido pela Secretaria Nacional da Juventude em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública utilizando como base dados o ano de 2015. O estudo abrange a população de 15 a 29 anos e avaliou 304 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes em quatro dimensões: violência entre os jovens, frequência à escola e situação de emprego, pobreza no município e desigualdade de renda. De acordo com o documento, o Índice de Vulnerabilidade Juvenil tem o intuito de nortear as políticas públicas de juventude, parcela da população mais afetada pela violência no Brasil.
Segundo o prefeito Nilson Gaspar (PMDB) a classificação de Indaiatuba como terceira melhor do país é resultado de políticas públicas direcionadas que vêm sendo desenvolvidas no município ao longo dos anos. “Os investimentos no Social, na Educação, na Cultura, no Esporte e também na Segurança Pública foram determinantes para estarmos com um dos melhores índices de segurança para os jovens no Brasil. Oferecendo projetos e ações direcionadas a este público tão específico e uma educação de qualidade, vamos ter uma sociedade melhor e pessoas livres da violência e do grande mal que assola nossos jovens, que é as drogas. Estamos avançando no caminho certo, sempre pensando no ser humano”, afirmou.
Nilson Gaspar ressaltou ainda que a educação é a base de tudo. “Ano a ano Indaiatuba tem apresentado Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) acima da média nacional e com notas cada vez mais altas. Em 2016 alcançamos a nota 7, o que está acima da média nacional e é a projetada para o país atingir apenas em 2021. Além disso, somente este ano colocamos em atividade o Conselho da Juventude, criamos o Papo Jovem e o Juventude Esportiva, direcionado para jovens entre 15 e 21 anos. Nosso objetivo com essas e outras ações é conhecer o que pensam os jovens, ouvir e atender suas sugestões para tornar Indaiatuba uma cidade ainda melhor e mais humana”, detalhou.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas