22.4 C
Jundiaí
terça-feira, 19 março, 2024

Efeito Tiririca e os analistas de manchetes

spot_img

Olá, pessoa!
Analista de manchetes.
Há tempos venho experimentando fazer um arremedo de ensaio sobre este tema, porém, sempre desvio do assunto e acho que é meio chatice falar sobre isso.
Os analistas de manchete estão em todo lugar, principalmente se este lugar for a chamada rede social.
A cada manchete, surge um monte de comentários, muitos maldosos, tentando justificar e imaginar sobre o que não aconteceu.
É só você clicar na notícia e ver que ela foi mal interpretada.
Mas, na última semana, algo me chamou a atenção: ao analisar manchetes, até profissionais da comunicação caíram na ‘pegadinha do Tiririca’: aquele mesmo, que muita gente duvida da capacidade e faz memes para espalhar por aí.
Pois é: o então deputado subiu à tribuna do parlamento e fez um raro discurso dando conta de que esta seria sua última candidatura e que abandonaria a política.
Por uma interpretação errônea e falta do que colocar como manchete, muitos jornais noticiaram o que seria um simples anúncio como sendo uma renúncia.
Bastou para que milhares de pessoas confundissem o termo anunciar com renunciar e replicassem o grande acontecimento nas redes. Não chegou ‘quebrar a internet’, mas a repercussão foi grande.
Muitos comentários davam conta de que ele seria o mais honesto de todos e que estava no caminho certo.
Não queremos aqui colocar um juízo de valor ou falar sobre a atitude do deputado, mas sim, deixar um recado para que, antes de se fazer qualquer comentário sobre uma manchete qualquer, que se leia a matéria por completo e tente, ao menos, compreendê-la.
Caso contrário, engrossaremos cada vez mais o enorme exército dos ‘analistas de manchete’ que, sem embasamento algum, publicam sobre coisas que desconhecem.
É isso.
Por Carlos Cunha

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas