16.4 C
Jundiaí
sábado, 20 abril, 2024

Os Livros e a Expressão Corporal

spot_img

Olá, pessoa!
Olho no olho. Olho na testa. Olho no nariz. Braços cruzados. Mãos no bolso. Pés voltados pra dentro. Pés voltados pra fora. Mãos espalmadas. Mão segurando a mão.
Será que a observação de certos comportamentos está sendo feita de forma correta?
Certa vez, durante uma exposição sobre o tema “Falar em Público” numa instituição de ensino, fui interrompido várias vezes por uma aluna afeita à
leitura destes . Segundo ela, ‘tinha mais de 20 em casa’.
A classe me olhava atônita, talvez esperando uma reação autoritária de minha parte. Mas não. Preferi dar corda à leitora e ouvir suas explicações.
Qual não foi a surpresa de todos que, ao perceber-se no centro da cena, ela começou a se embasbacar, tropeçou nas palavras, nos gestos de que tanto comentava e, envergonhada, desculpou-se e sentou.
Situações como estas, embora bizarras às vezes, são comuns à pessoas que, afoitas por falar em público de maneira impressionante, compram pilhas de livros, com o objetivo de decifrar o outro como se decifram enigmas.
Só que nem sempre o resultado sai como o esperado.
O corpo fala e reage de acordo com situações específicas e segue um código de ambientes. Para dar um exemplo bem simples, não dá pra falar que braços cruzados seja um sinal de resistência, se o ar condicionado da sala estiver em clima polar. Tudo vai depender do contexto. Certo?
Claro que a postura corporal e bons modos têm de ser observados e fazem parte do que tecnicamente chamamos de “Comunicação Não verbal”, mas é necessário analisar todo o contexto em que se está inserido.
A boa comunicação só se dá com uma boa compreensão.
Livros assim são excelentes, desde que estejam sob a ‘prescrição’ de um profissional.
Pra se ter uma ideia, nos meus cursos, costumo passar referências bibliográficas só ao final, para evitar interpretações equivocadas.
Neste caso, se você é colecionador deste tipo de literatura, parabéns: interesse é importante, mas aconselho que antes de tecer comentários sobre posturas, faça um bom curso, procure um profissional do ramo e recomece sua leitura. Tenho certeza de que mudará de opinião, como fez aquela aluna que inspirou este texto.
É isso.
por Carlos Cunha

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas