21.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Municípios da AUJ discutem saúde na região

spot_img

Representantes das secretarias de Saúde dos sete municípios da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) se reuniram nesta terça-feira (07), em Campo Limpo Paulista, para discutir temas como zika vírus e Política Nacional de Atenção Básica.
O médico virologista do Hospital Universitário, Saulo Duarte Passos, apresentou o ‘Projeto Zika: Coorte Jundiaí’, que teve início em 2006, com o foco de estudar a transmissão vertical (da gestante para o bebê) do vírus Zika e as repercussões físicas e mentais, tanto no organismo materno como no organismo das crianças que serão acompanhadas durante cinco anos em ambulatório especializado.
Já participaram desta pesquisa 745 gestantes e nasceram 713 crianças, sendo 26 delas com microcefalia e que estão em acompanhamento mensal em ambulatório. De Campo Limpo Paulista fazem parte da pesquisa 32 mulheres e seus bebês, mas nenhum deles com microcefalia. Toda pesquisa é coordenada pelo professor Dr. Saulo Duarte Passos, titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Jundiaí, médico pediatra e virologista.
O estudo conta com o apoio da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e London School of Hygiene and Tropical Medicine, além de mais três parceiros internacionais e 11 parceiros nacionais.
Para o diretor de Atenção à Saúde de Campo Limpo Paulista, Darcy Mantovani Junior, esses encontros com os demais municípios são essenciais para promover um trabalho alinhado entre a AUJ. “Esse entrosamento e troca de informações é importantíssimo para que possamos desenvolver ações e trabalhar questões em comum juntos.”
A reunião acontece mensalmente entre as cidades de Campo Limpo Paulista, Jundiaí, Itupeva, Jarinu, Cabreúva, Várzea Paulista e Louveira.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas