HomeJundiaíGuarda Municipal de Jundiaí chega aos 68 anos

Guarda Municipal de Jundiaí chega aos 68 anos

Corporação é uma das mais antigas do Estado – e também uma das mais respeitadas. Canil é a “menina dos olhos”

Em 1949, Jundiaí ainda era uma cidade tranquila, mas já havia alguma preocupação com a segurança, principalmente durante a noite. Lázaro de Almeida, o Arquimedes, que era vereador, propôs então a criação da Polícia Civil Municipal. O projeto foi votado, aprovado e no dia seguinte sancionado (tornou-se lei) pelo então prefeito Vasco Venchiarutti.

Mas até organizar tudo levou algum tempo – a guarda entrou em funcionamento somente em maio de 1950. De lá para cá passou por transformações, mudou seu nome para Guarda Municipal, se estruturou e tornou-se uma das mais respeitadas de todo o Estado.

Nesta semana, quando comemora 68 anos (oficialmente a data de seu aniversário é 24 de novembro), há uma série de atividades programadas. Na terça-feira (21) por exemplo, o Canil fez demonstração na Praça Governador Pedro de Toledo. Capitão (rotweiller), Black (labrador), Zeus e Atenas (pastores belga malinois) mostraram tudo o que aprendem durante o treinamento.

O Canil é referência em adestramento – está entre as cinco melhores paulistas. Na quarta houve competição de tiro; na quinta curso Canil e Seminário de Segurança Comunitária do Aglomerado Urbano.
Para a sexta (24) estão programados o curso Canil, e das 9h ao meio dia, na Câmara, a cerimônia oficial de aniversário. E como nem tudo é trabalho, acontece o Baile de Gala no Espaço M, a partir das nove da noite.

Comentários