29.3 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Condomínio vai levar progresso à região do Mursa

spot_img

Criticado por alguns ambientalistas, Barra Azul, na realidade, é marco de progresso sustentável para Várzea Paulista
Várzea Paulista não está nadando em oportunidades para melhorar. Mas bastou circular a notícia de um loteamento na região do Mursa, longe da serra, para alvoroçar ONGs e alguns supostos ambientalistas. O barulho é tiro no pé. A região do loteamento é um lugar ermo, de pastagem, e o projeto vai ajudar toda a região, além de ser praticamente um exemplo de conservação ambiental.
Não é um loteamento puro e simples, popular, e sim condomínio fechado – o que significa que está destinado a outro tipo de público. No projeto há portaria, clube privativo e uma série de equipamentos que lhe dará uma infraestrutura invejável.
O Barra Azul, como foi batizado, ocupa 654 mil metros quadrados com 220 mil metros de área verde, com 100% de mata nativa CONSERVADA, que correspondem a 33% da área. A ela se somam outros 5% reservados à área de lazer – muito acima dos 20% de preservação exigidos por lei federal. O projeto do Barra Azul prevê ainda o plantio de seis mil árvores de espécies da região numa área hoje ocupada por pastagem.
Uma das ONGs chegou a afirmar que o empreendimento causaria problemas para a Prefeitura. Outro tiro no pé. Os donos de áreas da região – a maioria irregulares – do Mursa e do Grilo hoje usam poços e fossas sépticas. Com o Barra Azul, terão água tratada da Sabesp e esgotos, uma vez que a implantação dessa estrutura no condomínio servirá para toda a região.
Há ainda a questão da estrada do Mursa, hoje sem pavimentação. Com o condomínio, os empreendedores projetam alargar a estrada e transformá-la numa grande avenida, pavimentada, com duas pistas divididas por canteiro central. No projeto, há ainda a pista de caminhada, ciclovia e ciclofaixa.
Os empreendedores têm todas as licenças exigidas e foram além – encomendaram um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) o qual analisou todos os impactos do empreendimento e deu parecer favorável a implantação
A questão da água – crucial a qualquer empreendimento – está bem resolvida. O condomínio tem projetado um reservatório de 2 milhões de litros, muito superior a necessidade do empreendimento.
 
O Jardim Satélite não sofrerá com enchentes e inundações
Quanto a drenagem – o Barra Azul tem projetado drenagem de águas pluviais e ainda piscinões internos que deverão armazenar 5,5 milhões de litros de água pluvial, além de que cada proprietário será obrigado contratualmente a ter reserva de 2,5m³ , que evitarão possíveis enchentes em outros lugares, MAIS A JUSANTE, como o Jardim Satélite.
Quando pronto, o condomínio também não dará despesas à Prefeitura. Ao contrário, dará renda por meio do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). A coleta de lixo de casa em casa ficará por conta do condomínio, assim como sua manutenção do sistema viário, segurança, varrição de ruas, roçadas de áreas verdes e iluminação pública.
Os outros também ganham
Atualmente, a maior parte das áreas no Mursa e no Grilo é irregular, uma vez que não foram desmembradas, e sim vendidas como parte ideal sem qualquer infraestrutura. Para essas áreas de tornarem regulares há uma série de exigências, e quase todas virão de graça com a implantação do loteamento Barra Azul.
É o caso da área verde de preservação – há sobra no condomínio. As áreas vizinhas, que hoje se servem de poços não artesianos e de fossas sépticas, ganham toda a estrutura de água tratada e esgoto da Sabesp.
A avenida dupla e com ciclovia que foi projetada também não será de uso exclusivo do condomínio – vai servir para toda a região, facilitando o trânsito e o transporte coletivo.
Os números do Barra Azul
Área total 654 mil m²
Sistema viário 132 mil m²
Área verde preservada 220 mil m²
Reserva de água 4 milhões de litros
Piscinões 5,5 milhões de litros de água
Plantio de 6.000 mudas de espécies nativas
33% de área verde
Serviços que o condomínio fará, e não a Prefeitura
Coleta de lixo domiciliar
Manutenção do sistema viário
Segurança
Varrição de ruas
Roçada das áreas verdes
Iluminação pública
O que o empreendimento leva à região
Adutora de água (hoje existem somente poços)
Serviço de coleta de esgoto (hoje são usadas fossas sépticas)
Pavimentação e urbanização da estrada do Mursa
Facilidade de regularizar áreas vizinhas

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas