19.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 18 abril, 2024

Carteira de Trabalho Digital, que tal?

spot_img

Depois da CNH Digital, os brasileiros poderão acessar também uma versão eletrônica da Carteira de Trabalho.
Segundo a Folha de São Paulo, o Governo Federal lançou nesta terça-feira (21) o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, que permite que os trabalhadores acessem diversas informações contidas na versão impressa, principalmente os contratos passados ou vigentes. Mas atenção, a atual carteira de trabalho ainda é válida como documento para futuras comprovações diante do INSS. Como eu disse no artigo passado, o Brasil está tentando se livrar da buRRocracia, mas ainda temos que dar longos passos para conseguir isso.
Uma novidade interessante da CTPS Digital é que pelo aplicativo também é possível solicitar a primeira ou segunda via da carteira de papel. O que mostra que ainda teremos que carregá-la por um bom tempo até a digital se consolidar no mercado.
Para acessar o aplicativo basta baixá-lo gratuitamente tanto para Android quanto iOS e realizar um cadastro no site do Sine Fácil (caso não tenha já feito anteriormente). Se você já tem o cadastro acaba sendo um pouco mais fácil. Depois deste processo será necessário ainda confirmar algumas informações que estão em sua carteira física (mais burocracia), como último ano de contribuição e outras mais para comprovar que você é realmente o dono da CTPS. Depois disso tudo você já tem acesso e pode usar o aplicativo normalmente.
Mais Novidades
O Ministério do Trabalho também divulgou ser possível pedir o seguro-desemprego pelo Portal Emprega Brasil, que agiliza o processo mas não totalmente. O trabalhador ainda terá que ir a um posto do Sine. Para saber mais você pode acessar este link.
Mais uma coisa boa para o internauta é a Escola do Trabalhador, que disponibiliza cursos gratuitos e online. São mais de 6 milhões de vagas para que o trabalhador se qualifique em diversas áreas. Saiba mais neste link.
Por Rodrigo Malagoli

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas