19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

TVTEC: terceira turma de workshop une diferentes gerações

spot_img

Diversificada, a terceira turma do “TVTEC Workshop – Videomaker para Webjornalismo” trouxe profissionais que começaram no analógico e outros que já iniciaram carreira no mundo digital. Na Sala Multimídia da TVTEC, como alunos, todos mostraram algo em comum: a busca pela qualificação e pelas novidades da tecnologia.
Outra turma formada por comunicadores esteve no sábado anterior e uma segunda iniciou o workshop no dia 23 e terminará no próximo dia 1º de novembro. Ao todo, 45 profissionais de comunicação serão certificados pelo Centro Paula Souza. O workshop tem oito horas de duração e é gratuito.
Antes de a aula começar, na manhã deste sábado (28), os participantes deram seus depoimentos e dividiram experiências. Muitos já se conhecem de longa data e atuaram lado a lado nos mais diversos veículos de comunicação de Jundiaí e Região.
A fotógrafa Vera Gonçalves, atualmente na assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí, lembrou que iniciou sua jornada no papel, “naquele processo de ampliar foto e ter de lidar com a película de forma física”. Hoje, Vera reconhece a mudança dos tempos e a inevitável migração não apenas ao meio digital – que ela já fez –, mas também saber lidar com os espaços abertos pelas redes sociais.
Com trajetória um pouco diferente, o jornalista Felipe Torezim Silva, que atua como repórter no Jornal de Jundiaí, se formou no ano passado e começou a trabalhar na área de comunicação já integrado ao universo digital. E nem por isso tem sido menos cobrado. “Eu já venho de uma geração que batia muito nessa tecla das redes sociais”, declarou. “No entanto, a internet é muito dinâmica, e por isso é necessário se reciclar.”
À frente dessa terceira turma estão os professores Hilário Pereira e Luis Felipe Amaral. “O objetivo é, entre outros, trazer ferramentas que possam somar no dia a dia de trabalho desses comunicadores”, informou Hilário. Durante a aula – das 8h às 18h, com intervalo para almoço – foram apresentados conceitos teóricos, como gravar vídeos de forma adequada e a edição no computador.
Projeto inovador
“Esse projeto nasceu a partir das mudanças que observamos nas mídias, nas novas tecnologias, seja em rádio, jornal impresso, sites, televisão ou assessorias”, observou a superintendente da Rede TVTEC e Fundação Televisão Educativa (FTVE), Monica Gropelo, na abertura da aula. “As novas tecnologias estão cada dia mais presentes na vida de vocês.” Monica também destacou a importância do projeto da TVTEC. “Queremos trazer a sociedade para dentro de nosso espaço.”
Ação solidária
Apesar de gratuitas, as aulas também deram oportunidade a uma ação solidária. Os alunos foram convidados a contribuir com um kit de produtos de limpeza (com sabão em pó, detergente e sabão em pedra). O material arrecadado será levado posteriormente ao Fundo Social de Solidariedade (Funss) e encaminhado a famílias em vulnerabilidade social.
 

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas