26.1 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Transtornos do controle do impulso

spot_img

Muito comum entre as pessoas, mas pouco divulgado, o transtorno do controle do impulso vem trazendo enormes problemas ao portador e aos seus familiares. Estas pessoas não conseguem resistir ao impulso ou tentação de cometer atos ainda que prejudiciais a eles ou outros. Esta ação normalmente é precedida por excitação ou tensão muito grande, mesmo que tenham consciência do mal que seus atos irão causar, dificilmente conseguem se controlar.
Ao cometerem esses atos sentem uma enorme sensação de prazer, gratificação ou liberação, normalmente, seguida de arrependimento, auto-reprovação ou culpa.
Não se sabe ao certo as causas dos transtornos do impulso, acredita-se que fatores psicodinâmicos, biológicos e psicossociais interajam no desenvolvimento do mesmo. O tratamento inclui terapia e em alguns casos medicação.
A terapia ajuda o indivíduo a ter controle sobre os atos, uma vez que não há cura para esse mal, trabalhando a autoconfiança, autoestima, soluções de problemas, motivação para mudanças etc.
Entre os transtornos do controle do Impulso podemos citar:
Transtorno explosivo intermitente, que é a falta de controle nos impulsos agressivos que resulta em sérios ataques ou destruição de patrimônios seu ou de outros. (ex: quebra de móveis e utilitários domésticos, carros).
Cleptomania, que é caracterizado por não se conseguir resistir ao impulso de furtar algo mesmo que não lhe seja útil ou que possa pagar, podendo ou não ser devolvido pela pessoa após o ato.
Compras, que é traduzida pela dificuldade das pessoas de saírem de casa e voltarem sem comprar nada, ainda que não necessite ou não tenha o dinheiro para o ato.
Vídeo games, que é a necessidade de evitar outras atividades afins de não parar ou passar mais tempo jogando.
Comportamento sexual, que seria o desejo excessivo pelo coito, ou classificando-o em subgrupos: sexo compulsivo e múltiplos parceiros; desejo direcionado a alguém inatingível; masturbação compulsiva; sexo compulsivo com um único parceiro e as outras formas de sexo como internet ou telefone.
Jogo patológico, que se refere ao comportamento de jogar de forma descontrolada levando a pessoa se manter nas casas de jogo por horas e gastando quantias normalmente que não possuem ou que fará falta em outros setor de sua vida, até o ano passado era incluído entre os transtornos do controle do impulso, contudo conforme estudos apontaram, ele se enquadra mais ao transtorno de dependência, principalmente pelo tempo que o indivíduo leva para perder o controle e se tornar jogador patológico.
por Adriana Sartori

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas