18.5 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Retirada de macrófitas e desassoreamento na Represa de Captação têm início

spot_img

A DAE deu início à limpeza e ao desassoreamento da Represa de Captação. O objetivo é o mesmo do serviço realizado na Represa de Acumulação: garantir a qualidade de água de abastecimento.
Neste momento, está em construção um dique de terra, que irá cortar a represa, facilitando a chegada das máquinas e o transporte do material retirado. “Reforçamos o dique de terra que já havia na represa”, explica o diretor de Mananciais da DAE, Martim Ribeiro.
No trecho mais próximo à Casa de Bombas será feita a remoção da vegetação aquática. Já na área próxima à entrada de água da represa, serão feitos o desassoreamento e a limpeza da vegetação.
A previsão é de que os serviços sejam concluídos em até 180 dias. O material retirado será levado para áreas da DAE, onde passará por decomposição e será transformado em adubo e base para plantio de mudas em reflorestamento.
Represa de Acumulação
Desde o início de setembro, a DAE realiza a limpeza da Represa de Acumulação para retirada das plantas macrófitas. O serviço deve ser concluído em 90 dias.
Para que fosse possível definir qual a melhor forma de manejo na represa, a DAE contratou, em fevereiro, um laudo técnico sobre a colonização das macrófitas. O estudo apontou que seria necessário fazer a remoção de 80% da vegetação presente, sendo que os 20% restantes serão parte de uma ação programada de limpeza, que deve englobar, entre outros, o uso de peixes para controle biológico. Controlada, a vegetação não é prejudicial à saúde.​

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas