15.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Itatiba mapeia nascentes e identifica Nascente Modelo

spot_img

Itatiba possui 1.660 nascentes catalogadas pelo IGC – Instituto Geográfico e Cartográfico, ligado ao Governo do Estado. O trabalho de levantamento de nascentes acontece há quase vinte anos e em 2017 a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Itatiba identificou uma nascente modelo preservada na Fazenda Paracatu, zona rural no Itapema.
A nascente modelo é contribuinte do Córrego do Paracatu que forma um afluente e alimenta o Ribeirão Itapema que deságua na margem esquerda do Ribeirão Jacaré. Esse ribeirão atravessa a área urbana desaguando no Rio Atibaia, que pertence à sub-bacia do Rio Piracicaba, que integra a Unidade de Gerenciamento dos Recursos Hídricos das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).
A área de preservação permanente (APP) abrange raio de 50 metros que se encontra preservada com vegetação nativa em estágio médio de regeneração. Não há fonte de poluição nas proximidades e a nascente possui aspecto íntegro e está protegida pelo relevo acidentado e pela vegetação, sendo de difícil acesso.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas