27.7 C
Jundiaí
terça-feira, 23 abril, 2024

Parabéns aos contadores

spot_img

No ultimo dia 22 comemorou-se o dia do Contador e como tal, parabenizo a todos nós que fazemos parte do dia a dia empresarial.
Quando lecionava sempre dizia para meus alunos: Tenha sempre em alta consideração o seu Contador, pois ele é quem vai abrir e fechar a empresa com você.
Muitos não tem ideia do que é ser e muito menos viver esta linda profissão.
Todo mês nos cabe e compete uma série de obrigações, enquanto técnicos responsáveis pela contabilidade de uma empresa.
Fechamento de folha com os apontamentos de Horas Extras, faltas, abonos, descontos, até o holerite e seus desdobramentos. Acompanhamos ainda as férias a vencer, convenções e acordos coletivos e em tudo isto decorre prazos de entregas, com penalidades, nos casos de ausência ou atraso das mesmas.
No que tange ao faturamento temos o encerramento e apuração dos impostos com as geração das respectivas guias para recolhimento DAS, ICMS, PIS, COFINS, CSSL, IRPJ, com as respectivas transmissões das obrigações acessórias
Tais procedimentos ocorrem mensalmente para que depois disto ainda cumpramos com outras obrigações perante a legislação comercial, fisco federal e ministério do trabalho e previdência social.
As pessoas jurídicas e equiparadas, perante a Legislação Comercial, Fisco Federal, Ministério do Trabalho e Previdência Social, independentemente do seu enquadramento jurídico ou da forma de tributação perante o Imposto de Renda, estão obrigadas a cumprir com várias obrigações ou normas legais sendo:
Estatuto ou Contrato Social;
Contabilidade; Balanço, Livro Diário, Livro Razão Declaração de Bens e Direitos no Exterior (DBE/BACEN), DIRF, Imposto de Renda Retido na Fonte e Comprovante de Rendimentos e Retenção do IRF, Livro de Inspeção do Trabalho, Livro Registro de Duplicatas, Sped Fiscal/EFD, Sped Contábil/ECD, Sped Imposto de Renda/ECF, Livro Registro de Inventário, Livro Registro de Empregados,
Folha de Pagamento: GPS, GFIP, GRRF, CAGED, RAIS, Contribuição Sindical, Contribuição Confederativa, Contribuição Assistencial, Contribuição Associativa, Informes de Rendimentos das Pessoas Físicas, Informes de Rendimentos das Pessoas Jurídicas, Publicações Obrigatórias nas Empresas Limitadas e SISCOSERV, etc.
Além destas Federais ainda temos as Estaduais e as municipais, cada uma com suas peculiaridades.
Ainda dentro das nossas responsabilidades monitoramos os sistemas dos governos para manter o cliente atualizado sobre qualquer eventualidade de lançamento por parte da Receita Federal, Secretaria da Fazenda e Prefeitura.
Isto demonstra o quanto nos é atribuído de responsabilidade pelo funcionamento da sua empresa e ainda nos é atribuída a responsabilidade por pelo menos 60 meses corridos de cada mês, pelas ações por nós executadas.
Valorize seu contador sempre e cada dia mais, pois ele é seu fiel escudeiro.
Cresça e apareça, cerque-se de profissionais que te apoiem e siga em frente.
O céu é o limite.
por Erenaldo Barbosa

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas