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sexta-feira, 19 abril, 2024

Desenvolvimento na velocidade do trem

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É para a frente que se anda, pois o desenvolvimento está lá. Assim é o ciclo da vida, do tempo. Se olharmos para vinte anos atrás, perceberemos o quanto progredimos. Mas ao analisarmos nosso presente, nos damos conta do quanto precisamos caminhar para alcançar novos avanços.
E se o percurso for feito de trem? Esse é o objetivo do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM): a criação do Trem Intercidades, um projeto que promoverá transporte de passageiros seguro e eficiente por meio de trens que percorrerão seus trajetos a 120, 140 km/h.
Com dois percursos, o Intercidades pretende ligar Americana, São Paulo e Baixada Santista e, em outra linha, conectará Sorocaba, São Paulo e Pindamonhangaba.
As duas linhas foram definidas com base em estudos que apontam a principal demanda para a região de Campinas, onde, inclusive, será executada a primeira parte das obras. Lá, estima-se que a concentração de passageiros chegue a quase 70 mil. A segunda maior demanda está na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, onde os estudos revelam cerca de 50 mil futuros usuários.
Além disso, segundo dados compartilhados pelo secretário de Transportes do Estado de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, as regiões contempladas pelo projeto reúnem 53% da frota estadual de veículos e 63% de toda população de São Paulo.
Também merece atenção o fato de que a capacidade de mobilidade urbana de São Paulo está saturada, não havendo mais condições de se ampliar rodovias para ligar as cidades do interior à nossa capital.
Um exemplo trágico desse esgotamento deu-se há cerca de 15 dias com aquele catastrófico acidente na rodovia Carvalho Pinto, na região de Jacareí. Vidas foram sacrificadas em um acidente que envolveu dezenas de veículos em uma estrada que já não tolera mais a demanda exigida.
Por essas razões, embora robusto ” por meio de uma PPP (Parceria Público-Privada), o Trem Intercidades custará cerca de U$ 5,4 bilhões, sendo U$ 1,8 bilhões do governo de São Paulo – o investimento, mais do que viável, é necessário para gerar desenvolvimento, criar alternativas de transporte para a população e desafogar o transporte rodoviário no Estado.
O governo federal já acenou favoravelmente ao projeto. Em março, o presidente Michel Temer (PMDB) garantiu a inclusão do Intercidades no programa de concessões da União. Contudo, embora a favor, ainda não efetivou a concessão para que o Intercidades compartilhe a linha e/ou o espaço com as já existentes linhas de carga, que também estão no aguardo da prorrogação de concessão.
O assunto vem sendo amplamente discutido na região de Campinas e, até mesmo em Brasília, o tema vem gerando mobilização, de forma a reforçar junto ao governo federal a necessidade da implantação desse novo modal.
Da minha parte, apresentei à Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Assembleia Legislativa de São Paulo um requerimento propondo a realização de audiências públicas na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Isso, com certeza, permitirá que toda a população participe das discussões sobre o tema e reforce a nossa mobilização para a necessidade de viabilizar o quanto antes a implantação do projeto em nosso Estado.
E se o progresso é necessário a todos nós, que venha pelas linhas do trem.
DAVI ZAIA
Deputado estadual

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