20.5 C
Jundiaí
sábado, 20 abril, 2024

Seminário mostra como será o Trem Intercidades, que passará por Louveira

spot_img

Não é de hoje que se fala, se projeta e se promete um trem para passageiros ligando as cidades da região
A Câmara de Louveira sediou na semana passada o Seminário Trem Intercidades, que apresentou detalhes do projeto de trem de passageiros que deverá ligar São Paulo a Americana, passando por Louveira e cidades da região.
O projeto está orçado em R$ 5,4 bilhões (dados de 2014), por meio de Parceria Público-Privada (PPP), sendo que a contrapartida do poder público é de 30%. O restante virá da iniciativa privada. Serão utilizadas a malha ferroviária já existente, com revitalização e ampliação das estações já existentes e eliminação de todas as passagens em nível, com a construção de viadutos. A velocidade máxima alcançada será de 160 km/h, com a utilização das linhas de bitola 1.600 mm.
De forma geral, todos citaram as vantagens econômicas e sociais que os municípios irão receber com a implantação do Trem Intercidades, projeto que teve aval dos governos estadual e federal. Entre as vantagens citadas estão o aumento de opção de transporte coletivo, revitalização das estações, deslocamento de trabalhadores e estudantes, redução do custo e de tempo de viagem.
Além da linha São Paulo-Americana (na qual está incluída Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos, Campinas, Sumaré, Nova Odessa e Americana), há projetos também para outras regiões, como São Paulo – Taubaté e São Paulo – Sorocaba.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas