20.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Saúde: números da Prefeitura são no mínimo incoerentes

spot_img

Publicidade apresenta resultados que contrariam a Matemática, ciência precisa, e maquiam problemas antigos
Nas últimas semanas, a Prefeitura de Jundiaí tem apresentado peças publicitárias, na TV e em jornais, afirmando estar resolvendo os problemas da Saúde na cidade. À primeira vista, um salto para o futuro. Mas uma análise simplória sobre os números da Prefeitura mostram que, ou está havendo algum milagre ou então que alguém está maquiando a situação.
Diz uma das peças que “de fevereiro a maio, uma grande força-tarefa de médicos e profissionais da rede municipal de saúde estará mobilizada dia e noite com o objetivo de zerar a fila de espera”. A mesma peça fala em mais de 420 mil exames e mais de 10 mil consultas. Deixando o “mais de” de lado, e usando somente os números exatos, as contas tornam-se misteriosas.
De 1º de fevereiro a 31 de maio são 120 dias. 420 mil exames nesse tempo significam 3.500 exames por dia, ou 145 exames por hora, ou 2,43 por minuto – algo difícil de acreditar, uma vez que laboratórios não funcionam 24 horas. Além do mais, dificilmente alguém compareceria a um exame marcado para às duas da madrugada.
As 10 mil consultas também merecem cálculos. São 83 consultas por dia, coisa possível se de fato houvesse equipes médicas em número suficiente para atender essa demanda. Há de se levar em conta ainda que, enquanto são feitos consultas e exames dos que estão na fila, outros pacientes são acrescentados nessa fila – é impossível decretar que enquanto a fila não for zerada ninguém mais pode ficar doente.
Em notícia da Assessoria de Imprensa, há a afirmação de que no sábado (25) o Hospital São Vicente fez a última etapa de atendimentos na área de Ortopedia. Afirma ainda que 1.440 pacientes foram atendidos em três finais de semana – 480 por sábado. As contas apresentadas: 177 pacientes atendidos no sábado (25), por dez médicos, que fizeram mais de 20 consultas por hora. Vai entender.
A peça impressa também não orienta, apenas dá uma espécie de satisfação. E quem alardeou a façanha, além de pecar na Matemática, peca também no Português: no título está “É Prefeitura e Profissionais da Saúde juntos”. Camões recomenda que seja “São Prefeitura e….”

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas