28.4 C
Jundiaí
terça-feira, 16 abril, 2024

Município Verde e Azul: Jundiaí é a terceira no ranking

spot_img

Governo do Estado premia cidades que mais contribuem para o meio ambiente. Anúncio foi na quinta passada

Jundiaí conquistou o terceiro lugar na edição 2016 do Programa Município Verde e Azul (PMVA), do Governo do Estado de São Paulo. A cidade alcançou 97,45 pontos no ranking ambiental, ficando atrás de Novo Horizonte e Botucatu. Na ocasião, também foi entregue o Prêmio Franco Montoro para os melhores colocados no ranking das Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos, na qual Jundiaí ficou em primeiro lugar dentro da Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
O anúncio foi feito na quinta-feira passada (8) pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Ricardo Salles. O prefeito Pedro Bigardi destacou o salto que Jundiaí deu nos últimos anos, saindo da 27ª posição em 2012 para o 3º lugar em 2016, posição também ocupada em 2013.
“O prêmio mostra a preocupação do município com o meio ambiente e é resultado da união de esforços de várias secretarias. Ele também acaba sendo referência do trabalho do governo a partir de várias ações como o Plano Diretor, a preocupação com a Serra do Japi, o reflorestamento de áreas urbana, a gestão dos resíduos sólidos, entre outras”, afirmou.
O bom desempenho alcançado no programa em edições anteriores garantiram ao município prêmios em forma de equipamentos como um caminhão multiguindaste e um caminhão para combate a incêndios florestais.
Lançado em 2007, o Programa Município Verde e Azul é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo e tem como propósito medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental dos municípios. A avaliação técnica é realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente em indicadores que formam as diretivas esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, município sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
A edição de 2016 contou com 317 cidades, que apresentaram seus relatórios finais, com as ações ambientais realizadas, e destes, 78 municípios (25%) foram certificados com pontuação superior a 80.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas