HomeGeralBrasilBandeira verde da conta de luz deve durar até o fim do verão

Bandeira verde da conta de luz deve durar até o fim do verão

O presidente do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Luiz Eduardo Barata, disse na segunda (12) que o brasileiro deve passar o verão sem cobranças adicionais na tarifa de energia (as chamadas bandeiras tarifárias). No último dia 25, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) definiu que em dezembro a bandeira é verde – o que significa que não há custo adicional para os consumidores.

“As simulações que temos não sinalizam para mudança de bandeira durante o período úmido”, afirmou. As bandeiras são acionadas para pagar a geração de energia por térmicas quando os níveis dos reservatórios das hidrelétricas estão muito baixos. A bandeira amarela representa um custo adicional de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Na bandeira vermelha, a taxa é de R$ 3 por 100 kWh.

De acordo com o ONS, os reservatórios das regiões sudeste e centro-oeste, a caixa d’água do setor elétrico brasileiro, estão com 36% de sua capacidade, contra 30% registrados no mesmo período do ano anterior.




Comentários
})(jQuery)