24.1 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Livro conta história do Rio a partir do transporte

spot_img

Mais de 150 fotos garimpadas dos principais acervos iconográficos: Arquivos Geral da Cidade e Nacional, Biblioteca Nacional, Fundação Casa de Rui Barbosa, os institutos Moreira Salles e Pereira Passos e da Rio Trilhos prometem levar o leitor a uma verdadeira viagem no tempo. Nas 280 páginas do livro também há charges e anúncios publicados em jornais de antigamente e de coleções particulares. De 1808 aos dias de hoje.
Do transporte mais primitivo como cadeirinhas ou bicicletas aos modernos Metrô, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e, de novo, as bikes. A Costura da Cidade – A Construção da Mobilidade Carioca é um livro de arte, de design arrojado, produzido pela editora Bazar do Tempo e deve se tornar objeto de desejo de quem curte a história do Rio de Janeiro, suas culturas e da sua sociedade, costurada pela mobilidade.
O livro mostra as vias se abrindo na cidade do Rio de Janeiro, a ocupação das áreas e as transformações provocadas a cada novo transporte. Tem charges e anúncios publicados em jornais de antigamente e muitas curiosidades. O autor Antônio Edmilson Martins Rodrigues mescla história com ficção. Várias gerações de uma família fictícia narram as diferentes formas usadas para se deslocar pela cidade.
Fatos pitorescos são relatados no livro. Um deles é que no tempo dos bondes o Rio era considerada uma das cidades mais bem servidas do mundo. Havia vários tipos de bonde: de luxo, de serviço, de saúde, socorro etc. O desenvolvimento do bairro de Copacabana é atribuído ao bonde e ao Túnel Velho.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas