21.1 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Guarda Municipal de Jundiaí revitaliza o carro 13

spot_img

A novidade chegou direto dos Estados Unidos. Em 1950, um veículo furgão de cor preta, marca Chevrolet, conhecido no Brasil como boca de sapo, foi prefixado com o número 13 para a Guarda Municipal de Jundiaí. Tinha início a história deste carro, que oficialmente foi a primeira viatura exclusiva para o trabalho policial de Jundiaí e região.
Transformado em carro de preso, foi também utilizado como ambulância em diversas ocasiões. Nas décadas de 50 e 60, o carro 13 era sinônimo de lei e ordem em Jundiaí. A 13 virou lenda entre a população jundiaiense. Na época, não se dizia: chama a polícia, mas, sim, chama o 13.
Porém, na metade da década de 60, velho e bastante desgastado, o Chevrolet foi leiloado, indo rodar por mais alguns anos como entregador de pão e leite. Após esse período, nunca mais se teve notícias do veículo, provavelmente sucateado.
Em 2001, o coronel Benevides, comandante da GM, restaurou um Chevrolet furgão ano 51 boca de sapo idêntico ao original, inclusive na cor, nas inscrições e no conhecido nº 13. Com objetivo de trazer um pouco da história do carro 13 à atualidade, o furgão foi exposto na época aos jundiaienses que contou com diversas histórias, inclusive de pessoas que chegaram a ver a viatura nas ruas e de mães que tiveram seus filhos dentro da viatura.
De acordo como Inspetor Claudio Ferigato, a viatura foi restaurada por um funcionário do Centro de Serviço da Prefeitura de Jundiaí, Marcos Mamede, com a sua equipe. Segundo Ferigato, o veículo estará em breve em exposição nos bairros de Jundiaí. A idéia segundo a GM é colocar o 13 em exposição no mês de aniversário da Guarda Municipal, novembro.
No último dia 7 de setembro, no desfile da pátria na avenida Prefeito Luís Latorre, a viatura 13 desfilou mostrando sua história, fazendo com que os nostálgicos sentissem saudades dos tempos áureos de patrulhamento. Ela foi guiada pelo restaurador Marcos Mamede.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas