21.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Azeite de oliva nem sempre é azeite de oliva

spot_img

Não bastassem as indicações fraudulentas de fábricas, há restaurantes servindo azeite em embalagens violadas

Há muito tempo se desconfia da qualidade das marcas de azeite de oliva que estão no mercado. Alguns, que trazem no rótulo o Extra Virgem, não têm nada disso de fato. Não passam de azeites comuns. Testes feitos por associações de consumidores chegaram a constatar quatro marcas com indícios de fraudes dentre as 19 testadas.
De uns tempos para cá, clientes têm notado que alguns restaurantes colocam em suas mesas azeite de boa marca mas sem o lacre original no gargalo – em seu lugar, está um bico dosador de plástico, com a desculpa de facilitar o uso pelo cliente. Na realidade, o conteúdo da garrafa nada tem a ver com o rótulo.
O esquema é simples. O restaurante consegue as embalagens vazias, comprando ou recolhendo em outros lugares. Após tirar o lacre original, coloca o bico dosador de plástico e preenche a garrafa com azeites mistos ou de marca bem inferior. Logicamente, mais baratos.
Há na praça azeites já misturados. Suas embalagens são bem claras: azeite misto de oliva e soja. Quem compra sabe o que está levando para casa. Mas um restaurante comprar esse tipo de azeite e colocá-lo numa outra embalagem, de marca respeitada, é fraude no mínimo.
“O azeite de oliva de verdade é amarelo-esverdeado, bem consistente, explica um maitre de restaurante. Quando o cliente encontra o azeite sem viscosidade, esbranquiçado, pode ter certeza que está sendo enganado. A falta do lacre original é o primeiro indício”.
Um outro problema dos azeites, apontado pelo Proteste (associação de defesa de consumidores) é a falta de informação – nenhum deles explica qual a validade do azeite depois de aberta a garrafa. Em suma, muita gente está pagando por azeite Gallo (o mais falsificado) e engolindo óleo Maria.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas