20.5 C
Jundiaí
sábado, 20 abril, 2024

Uma cidade habituada ao trabalho pra valer

spot_img

Desde sua fundação, Jundiaí é uma cidade voltada ao trabalho. Dos tempos das lavouras de café dos barões às culturas especializadas trazidas pelos imigrantes italianos, como a uva, o trabalho foi marca registrada – basta se notar que os imigrantes, que aqui chegaram em estado de pobreza conseguiram se tornar donos de terras e terem seus próprios negócios.
A industrialização, iniciada no começo do século 20, mudou os hábitos e costumes da cidade. Instalaram-se aqui fábricas de tecidos, como a Argos Industrial (da família Diedericsen), a Milani, a São Jorge (família Gasparian), a Japi (da família Abdala) e depois a Filobel. Sucessivas crises econômicas e problemas com importação – principalmente a chinesa – acabou com tudo isso.
A cidade se destacou como polo metalúrgico, transformando a antiga Companhia Agrícola (então uma fábrica de enxadas e picaretas, no bom sentido) na Sifco. Em 1961, a Krupp foi inaugurada – e Campo Limpo era um distrito de Jundiaí -, a Promeca, em Várzea Paulista. Vieram também outras indústrias voltadas ao fornecimento de peças e componentes à indústria automobilística.
Nos anos 1970, com a criação do Planidil (Plano de Desenvolvimento Industrial), outras indústrias foram atraídas para a cidade, como a CBC (metalúrgica), Kanebo, Fantex, Meias Aço (texteis). Já havia uma das maiores fabricantes de madeira prensada do mundo, a Duratex, que tanto ajudou a poluir o Rio Jundiaí.
Indústrias alimentícias não faltaram, como a Cica (Companhia Industrial de Conservas Alimentícias), que depois de comprada por grupos multinacionais acabou sendo transferida para Goiás; a Ferráspari, tradicional fabricante de refrigerantes e cujo químico, Pedro Pattini, é o inventor da Turbaína.
Outra grande dos alimentos foi a Fleischmann e Royal, que funcionou na Vila Rio Branco, às margens do Rio Jundiaí. A Cereser, hoje CRS Brands, fundada pela família, ainda instalada no Caxambu. A Borin, ou a Vinagre Castelo. A tradição não morreu. Hoje a cidade conta com duas gigantes instaladas no Condomínio FazGran, a Sadia, que tem em Jundiaí seu centro de distribuição, e a Sara Lee, dedicada a embalar café.
Foi nos anos 1990 que a indústria alimentícia deu um salto gigantesco. Primeiro foi a Coca Cola, então pertencente à Spal (Sociedade Paulista de Alimentos) que se instalou às margens da rodovia Dom Gabriel. E, ironia do destino, pouco tempo depois sua rival juramentada, a Pepsi Cola, construiu uma fábrica bem em frente, do outro lado da rodovia. Hoje a fábrica pertence à Ambev. Houve ainda a Parmalat, de tempos gloriosos antes dos escândalos financeiros na Itália. Já fabricamos calçados – bons tempos os da Vulcabrás de Pfulg e Platon e da Elbena dos Magaglio.
Com tudo isso, a cidade não perdeu sua vocação para a agricultura. Continua sendo a maior produtora de uva de mesa do Brasil, além de abastecer grandes regiões com produtos hortifrutigranjeiros – mesmo se levando em conta que grandes áreas rurais, antes dedicadas ao cultivo, foram aos poucos transformadas em chácaras de lazer, e agora muitas dessas áreas abrigam condomínios residenciais.
Se na indústria não faltou trabalho, o comércio não ficou atrás. Desde que os bandeirantes aqui passaram, houve necessidade de abastecimento de suas tropas, de alimentá-los, de cuidar de seus animais. E assim surgiram as primeiras lojas, que com o tempo foram se adaptando às necessidades.
Vendia-se roupas e calçados, além de pólvora e chumbo até que chegaram os artigos de luxo, nos anos 1900. Apareceram então as lojas dedicadas a vender vestidos finos, perfumes, jóias, e novidade, relógios que podiam ser levados nos bolsos. E tudo continuou mudando, até que um judeu, Bejamin Herman, abriu na cidade O Rei das Roupas Feitas. Vendia a crédito, em suaves prestações – outra novidade.
Vieram os peg-pags, onde o cliente se servia da mercadoria, dispensando a figura do caixeiro. Os peg-pags se transformaram em supermercados, que chegaram a Jundiaí em profusão – hoje não há marca que não esteja presente, alguns com mais de uma loja.
Quando houve o declínio natural da atividade industrial (mesmo com os chineses da Foxcom fabricando em Jundiaí os cobiçados aparelhos iPhone), apareceu a logística. Foi a vez das empresas de transporte e armazenagem, que mudaram os currículos das escolas para ensinar algo novo – a logística.
A mesma logística que fez crescer o aeroporto e transformá-lo em estadual (e que logo será privatizado), trazendo para Jundiaí empresas de peso na aviação comercial. A TAM, por exemplo, tem sua oficina de manutenção no Aeroporto Estadual José Rolim Amaro, seu fundador. Há ainda outras, como a JadLog, a Two Aviation, a Wings, a Hangar 1, a Flex Aero, dentre outras.
Mais aviação precisa de mais profissionais, e novamente as escolas mudaram. Apareceram as destinadas a formar pilotos (coisa iniciada em 1941 pelo Aeroclube de Jundiaí), comissários de bordo, aeromoças. E escolas não faltam, desde as que formam doutores (a Faculdade de Medicina de Jundiaí é uma das melhores do Brasil) até as que formam profissionais mais técnicos, como advogados, engenheiros, contabilistas, professores etc.
Ninguém sabe o que será contado ou escrito daqui a outros 360 anos, mas certamente não será sobre uma cidade de vadios ou imprestáveis. Certamente será uma história de mais trabalho, tal qual nos contam nos dias de hoje.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas