21.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

Campo Limpo terá aterro para restos de construções

spot_img

Ao contrário do que alguns supostos ambientalistas apregoaram, cidade terá lugar para resíduos
A Coordenadoria de Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente autorizaram, após diversos estudos, a instalação de um aterro para descarte de resíduos sólidos da construção e materiais inertes numa área de quase 175 mil m2 na Marginal do Rio Jundiaí, nos baixos do novo viaduto que interliga a Rodovia Edgard Máximo Zamboto.
É uma propriedade particular, e a empresa Viflon Administração e Participações obteve sinal verde da Cetesb para operar o empreendimento. Segundo a Coordenadoria do Meio Ambiente da Prefeitura de Campo Limpo Paulista, no local serão depositados somente materiais isentos de lixo, madeira e recicláveis, considerados os resíduos de construção civil de natureza mineral, designados como Classe A pela Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente 307/2002.
São resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, tais como: de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação não asfáltica e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplenagem; tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa, concreto, peças pré-moldadas em concreto produzidas em canteiros de obras etc.
A responsabilidade pela operação e supervisão do aterro de inertes, pela coleta e correta segregação dos materiais a serem encaminhados e pelo devido transporte ficará a cargo da Secretaria de Serviços Urbanos, com supervisão e fiscalização da Secretaria de Obras e Coordenadoria do Meio Ambiente.
Todos os procedimentos técnicos para a operação do aterro de inertes, coleta e destinação dos resíduos deverão sempre obedecer as legislações ambientes pertinentes, a preservação do meio ambiente e a conservação dos recursos naturais. Atualmente, o descarte desses materiais é feito de maneira irregular em diversos pontos da cidade, em áreas públicas e particulares, provocando danos ao meio ambiente.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas