18.8 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Mata Ciliar devolve onça Felipe à natureza

spot_img

A história da onça pintada Felipe está ganha novo capítulo. Depois de processo de reabilitação na Associação Mata Ciliar em Jundiaí, o animal, que foi apreendido no norte do país, agora poderá voltar ao seu habitat natural, de onde nunca deveria ter saído.
O macho de onça pintada chegou à Mata Ciliar com 1 ano e 5 meses em julho desse ano, após ter sido apreendido pelo Ibama do Pará em uma área de garimpo em Itaituba, naquele estado. Ele foi criado desde filhote por uma família como animal doméstico e até tinha uma coleira no pescoço. Foi postado um vídeo na internet e, em seguida, através de uma denúncia, a equipe do Ibama foi até o local, apreendeu o animal e realizou seu transporte de mais de três quilômetros até a Mata Ciliar.
Ao chegar à Associação, ele foi destinado a um recinto onde permaneceu sob observação e passou por avaliação clínica minuciosa, o que reforçou a esperança de que o animal poderia voltar à natureza. Posteriormente, Felipe foi transferido para um recinto de pré-soltura com mais de três mil metros quadrados, construído com o patrocínio da Dersa e apoio da TetraPak.
Localizado em meio a uma área de vegetação natural, Felipe foi sempre estimulado para acentuar seus instintos e desenvolver comportamentos naturais, além de exercitar sua musculatura. Nesse período, estratégias foram adotadas para oferecer o alimento sem que Felipe tivesse contato humano – isso para que ele não associasse a presença humana com a oferta de alimento. Técnicos acompanharam seu comportamento através de câmeras de monitoramento doadas pela instituição 100% Animais.
Mostrando que está apto a voltar ao seu habitat natural, iniciou-se o planejamento da viagem de Felipe de volta para casa, em trabalho conjunto da Associação Mata Ciliar e o Ibama, com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), Cenap (Centro Nacional de Predadores) e a TAM linhas aéreas.
Assim, foi escolhida uma extensa área de reserva natural em que ele será solto com um rádio colar, podendo ser monitorado e acompanhado via satélite. A viagem de volta para casa, só será possível graças aos esforços da Força Aérea Brasileira (FAB) que disponibilizou um helicóptero para levar a onça Felipe a um local inóspito em meio à mata.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas