24.2 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Jardim Botânico ganha mais áreas

spot_img

A Câmara Municipal de Jundiaí aprovou na semana passada a ampliação do Jardim Botânico com a incorporação de novas áreas públicas – uma contígua na Cidade Administrativa e outra na região do Fazenda Grande, no Residencial Jundiaí. A novidade da instituição, recentemente promovida na classificação do Ministério do Meio Ambiente, foi aprovada por projeto de lei.
Um dos espaços, na Cidade Administrativa, já conta com o viveiro do Botânico, onde há coleções científicas e produção de mudas. Com a incorporação oficial dessa área, o local passará de 150 mil para 190 mil metros quadrados.
O outro local, chamado extraoficialmente de Parque do Cerrado, está no Vetor Oeste e tem 150 mil metros quadrados. A área verde de livre uso público será anexada ao acervo, apesar de não estar na mesma área do Jardim Botânico.
“A intenção é preservar e conservar. Além disso, trabalhar com pesquisa para a recuperação de outras áreas”, explica o engenheiro agrônomo e diretor do Jardim Botânico, Renato Steck. Ele destaca que para a área do Residencial, há a idéia de transformar no futuro Parque do Cerrado e para isso parcerias por meio de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) já estão em estudo. “Dessa forma será possível trabalhar a educação ambiental aliada à questão da preservação”, afirma.
Em 2014 foi publicado no Congresso Nacional de Botânica levantamento florístico realizado na área em questão, foram encontradas 75 espécies de árvores arbustos – dessas somente 21 foram registradas em outros levantamentos florísticos no município de Jundiaí, todos realizados na Reserva Biológica da Serra do Japi, as outras 54 são consideradas novos registros de ocorrência de espécies arbóreas e arbustivas para o município de Jundiaí.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas