HomeCidadesEscola apresenta projeto no programa Jovem Inventor

Escola apresenta projeto no programa Jovem Inventor

Na última segunda-feira (16), os alunos da escola Estadual Tibúrcio Estevam de Siqueira, apresentaram o projeto Cisterna – Economia de Água, inscrito no programa Jovem Inventor, para representantes da prefeitura de Várzea Paulista. O projeto foi desenvolvido por alunos do 1° ano do ensino médio, com a supervisão da professora de Biologia Silvana Ferreira de Souza.
A idéia da cisterna se desenvolveu a partir do programa Jovem Inventor, que este ano teve como tema Sustentabilidade – Ideias Inovadoras. Segundo a diretora da escola, Silvana Camarini, o projeto foi desenvolvido em dois meses e com baixo orçamento. “Esse projeto visa além de tudo buscar a sensibilidade nos alunos, pensar coletivamente em prol do meio ambiente”, diz ela.
De acordo com os alunos, a cisterna é de um sistema pluvial que tem como objetivo economizar água, além de evitar sua falta na época de estiagem. “Pensamos nese projeto para estimular a sociedade a pensar mais no meio ambiente”, conta Daniela Oliveira.
Segundo Filipe Vianna Ozorio, estudante e representante do projeto, a Cisterna, reservatório de armazenamento de água de chuva, ajuda a economizar água ao ser utilizada para limpar a casa, lavar a louça e até mesmo a regar as plantas. “É um projeto que dá muito retorno para a sociedade e contribui com um Brasil sustentável”, finaliza.
O projeto Jovem é uma proposta da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Paulista aberta a alunos das escolas públicas e estaduais da cidade. Os principais objetivos são promover a participação das escolas do município, incentivar o desenvolvimento de idéias inovadoras, além de reconhecê-las, premiá-las e divulgá-las.
Os projetos são avaliados por uma banca, de acordo com cinco critérios: correlação com a temática do evento, qualidade, inovação, criatividade e atratividade. As premiações serão feitas, separadamente, para os alunos das redes Municipal e Estadual – os dois primeiros lugares serão premiados com uma bolsa de estudos do curso de operador de computador completo e uma bicicleta; e dois segundos ganharão uma bicicleta.
Nos dias 21 a 25 de setembro as escolas preencheram um formulário online. Nos dias 27 de novembro a 1º de dezembro, devem ser postadas as propostas e documentos solicitados, junto da invenção (vídeo do protótipo). Os resultados serão divulgados em 4 de dezembro e a premiação será feita no dia 11 do mesmo mês.

Comentários