17.5 C
Jundiaí
quinta-feira, 18 abril, 2024

Com aposentadoria de cães, GM prepara substituição

spot_img

O canil da Guarda Municipal de Jundiaí é respeitado por sua eficiência. Com animais treinados para farejar armas e drogas, o canil presta apoio às polícias Civil e Militar sempre que chamado. E a cachorrada sempre acaba achando alguma coisa. De todos, Athon e Aruk, cães da raça Pastor Belga Malinois, são os que mais se destacam.
Athon, por exemplo, é o cão que em 2009 farejou e encontrou 9 toneladas de maconha escondidas num caminhão carregado de madeira. Ninguém acreditava que havia tanta droga, mas depois que o cão deu o sinal, os policiais resolveram remover a carga. Tirada a primeira camada de tora, nada encontrado, mas na segunda, apareceu a maconha prensada.
“O Athon tem um diferencial, um faro fora de série”, diz o inspetor Alceu Marestroni, um dos responsáveis pelo canil. E tem mesmo. Numa operação da Polícia Civil, em Jundiaí, quando todos já iam embora sem nada encontrar na casa, Athon se posicionou no meio da sala e apontou para o teto. Foi então que se descobriu haver uma espécie de alçapão, e lá estavam escondidos dois quilos da pasta base da cocaína.
Os cães se aposentam aos oito anos de trabalho – se chegar aos dez, é aposentadoria compulsória. Fora de serviço, normalmente são levados para as casas de seus adestradores, que adotam o animal junto com a família.
Para repor os que não vão mais trabalhar, a GM tem no canil suas próprias ninhadas. Agora, uma delas deve começar o treinamento, que vai durar 15 meses. São filhos de Athon e da cadela Zara – três machos e duas fêmeas. “Até os filhotes do Athon já têm uma pegada diferente, deverão ser ótimos no trabalho”, afirma Alceu.
E a aposentadoria é programada. Athon e Aruk deverão descansar em 2016 ou 2017. Até lá os filhotes já estarão treinados. “Esse tipo de cachorro são rápidos, têm mordida forte e bom faro”, explica o inspetor.
O canil da Guarda tem 18 cães no trabalho – 14 da raça Pastor Belga Malinois, três da raça Rottweiler e um da raça Labrador. Fica na avenida dos Ferroviários e é comandado por um inspetor, que tem sob suas ordens um subinspetor e 21 guardas – dentre eles, seis adestradores. Um médico veterinário e um tratador completam o quadro.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas