24.8 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Aylton, músico e dentista, com 75 anos de boas histórias

spot_img

A música está no DNA do cirurgião dentista Aylton Mário de Souza. Filho do maestro Paulo Mário de Souza, cresceu entre partituras e instrumentos. Mas foi estudar Administração de Empresas. Seu irmão, Clodoaldo, tornou-se dentista, e isso influenciou Aylton, que resolveu fazer também faculdade de Odontologia.
Para entender: Paulo Mário de Souza foi maestro da Banda Paulista, pertencente à antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro. Era uma época de muitas bandas, e a Paulista destacou-se: foi a segunda colocada no concurso do 4º centenário de São Paulo. Paulo foi também um dos fundadores da Orquestra Universal.
Orquestras proliferavam na época, mas a Universal também se destacou. Viajou por alguns estados animando bailes onde homens se trajavam com smoking, e mulheres com vestidos longos. A era das big bands. Com o tempo, o irmão Clodoaldo, que era pistonista e já tocava na orquestra, assumiu sua regência. Aylton, na época, tocava contrabaixo.
Mais um tempo, e Aylton passou a reger a Universal. Formado em Odontologia, foi deixando a música de lado e se dedicando ao consultório. Foi um dos primeiros a frequentar cursos de especialização – coisa rara em sua época. Tornou-se um dos mais respeitados de toda a região. Também foi o pioneiro em implantes.
Chegou a tratar de gente famosa, cujos nomes não são revelados nem sob tortura – discrição é uma das marcas de Aylton. Presidiu a APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas) durante oito anos. A convite do então prefeito Walmor Barbosa Martins, conduziu a Fumas (Fundação Municipal de Ação Social) durante três anos.
Elegeu-se vereador duas vezes – e nas duas, o mais votado do partido. Findos os mandatos, voltou sua atenção somente à família e ao consultório, que hoje divide com o filho, Paulo Guilherme, também cirurgião dentista. As recordações são muitas, como as da época em que trabalhou na Cia. Paulista.
“Fui chamado pelo Fernando Gasparian, que era diretor, para vender o serviço de transporte, e quis ficar em São Paulo – conta Aylton. Ele questionou o porquê, uma vez que a Paulista não tinha estrada até a Capital. Expliquei que a sede das grandes empresas estava em São Paulo, e acabei convencendo”.
Do primeiro curso de especialização (hoje comum) que apareceu para os dentistas, Aylton conta como foi difícil chegar lá. “Havia 680 candidatos – diz ele – para 23 vagas. Felizmente consegui entrar. O curso durava dois anos e meio”.
Não ficou nisso. Um grupo de dentistas foi fazer curso nos Estados Unidos, onde a Odontologia já era avançada. Aylton não pensou duas vezes e foi atrás das novas tecnologias. Hoje, com um ritmo de trabalho que pode ser considerado “desacelerado”, tem opiniões próprias – e sinceras – sobre música e política.
“Nem se compara a música de antes com a atual. Antes havia letra, melodia – diz ele. Hoje é qualquer dum-dum, aiê, e pronto. Antes os músicos eram valorizados, admirava-se o que era bonito e gosto de ouvir, hoje é muito comercial”.
Essas recordações musicais ainda o emocionam. E levou-o, há alguns anos, gravar um CD copiado de um long-play gravado pela Orquestra Universal. Nada comercial – o CD foi distribuído aos amigos.
Também não mede as críticas à política atual. “Não que antes os políticos fossem todos santos – afirma – mas hoje eles perderam a noção. É uma vergonha o que acontece nos dias de hoje. Para arrumar, precisaria uma limpeza. E todos. Depois, outras eleições, proibindo quem já tivesse sido político de participar”.
Já avô, Aylton passa parte do tempo com a mulher, Margarida, uma leitora voraz. Acompanha o trabalho do filho e já o elogia (ele é crítico, e não afaga porque é o filho), vê com orgulho a carreira da filha, procuradora federal e sempre que pode está com o irmão Clodoaldo e os sobrinhos, ambos dentistas também.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas