28.5 C
Jundiaí
quarta-feira, 24 abril, 2024

Início das atividades da ETE é para 4 meses

spot_img

Com estrutura moderna, a Estação de Tratamento de Esgoto de Louveira tem previsão de entrega em pouco mais de quatro meses, e está em fase de testes pela refeitura no Bairro Ipiranga. É composta por conjunto de instalações próprias para estações de tratamentos de esgotos por lodos ativados que incluem o poço de chegada do esgoto bruto, gradeamento para remoção dos materiais inorgânicos, tanques de decantação e aeração, recirculação do lodo, e desinfecção e descarga do efluente líquido.
A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), órgão de regulação ambiental ligado ao Governo Estadual, já emitiu a licença de operação da Estação de Tratamento de Esgoto. Além de investir no tratamento do esgoto – afirma o secretário Sinésio Scarabello – a secretaria possui planejamento extenso na área de abastecimento e tratamento de água, que inclui o término da nova Estação de Tratamento de Água, nove reservatórios de água tratada e a substituição de trechos antigos da rede de distribuição, a exemplo das intervenções na tubulação que abastece a região do Parque dos Estados e parte do Centro, onde foram colocados novos tubos de PEAD (Polietileno de alta densidade) em substituição à tubulação de amianto, que ocasionava diversos vazamentos.
A Estação ainda possui dutos que transportam os efluentes tratados para um trecho do Rio Capivari localizado depois do ponto de captação de água de Vinhedo. Com isso, além de Louveira colaborar com a saúde de sua população e com o meio ambiente, a cidade vizinha poderá captar água de melhor qualidade e sem os efluentes.
O funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto do Capivari também vai gerar um avanço na área de prevenção em Saúde. Segundo dados da Organização Municipal de Saúde (OMS), a cada real investido na área de saneamento básico, economizam-se de 4 a 5 reais em Saúde, pois diminui a incidência de doenças causadas por seres que se proliferam no esgoto a céu aberto.
Para que a ETE passe a trabalhar com todas suas funções, é preciso concluir as obras de recuperação de serviços e equipamentos, cuja última etapa, a impermeabilização de sete tanques de tratamento, foi iniciada na semana passada. A previsão é que o serviço termine dentro de três meses, e já em junho a Estação possa operar em todas as suas fases. A partir de setembro, atingido o equilíbrio de operação e do processo de tratamento, já será possível remover pelo menos 90% da carga poluidora de esgoto.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas