22.3 C
Jundiaí
quinta-feira, 18 abril, 2024

Até Cabreúva se liga à lista do Petrolão / Lava Jato

spot_img

Divulgada pelo procurador geral da República, lista envolve deputados e senadores, mas tem surpresas
A lista dos envolvidos na Operação Lava Jato, no escândalo conhecido como Petrolão, foi divulgada na semana passada. Preparada pelo procurador geral da República, Rodrigo Janot, coube ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), torna-la pública. Ela contém surpresas.
A primeira é que o deputado Paulo Maluf não está nela; a segunda é mais interessante: o deputado Missionário José Olímpio, de Itu, é um dos acusados de receber dinheiro imundo das empreiteiras para suas campanhas políticas. Olímpio é intimamente ligado à cidade de Cabreúva e ao prefeito-galã Henrique Martin.
Convidado para todos os eventos públicos da cidade – desde inauguração de praça até batizado de cachorro – o Missionário José Olímpio aparece constantemente ao lado ao apóstolo Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, a mesma que faz milagres no atacado, ressuscitando mortos, permitindo gravidez em mulheres em útero e ovários e curando câncer.
Ambos, o prefeito e o deputado, se derretem em elogios mútuos. No dia 14 de outubro de 2013, José Olímpio fez pronunciamento na tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília. Num dos trechos, diz: “Eu quero cumprimentar o meu prefeito Henrique, da nossa cidade de Cabreúva, que fica próxima ali de Itu, um companheiro que tem realizado um grande trabalho naquela cidade, e está de parabéns”.
Henrique retribui sempre que pode, citando as conquistas do deputado para a cidade, por meio de emendas parlamentares. No ano passado, além de apoiar o missionário, Henrique pediu votos também para o filho dele, o deputado estadual Rodrigo Soares.
Através de sua página no Facebook (facebook/josé olímpio), o missionário nega seu envolvimento. Negar é seu direito, mas é meio estranho diretores de empreiteiras e um doleiro gângster citarem justamente seu nome entre os 513 possíveis deputados e outros possíveis 81 senadores.
Henrique tem problemas que chegam. Promete inaugurar a Santa Casa de Cabreúva reformada no dia 24 de março (aniversário da cidade); contratou show de R$ 140 mil do cantor Daniel, o que deixou muita gente de lá irritada; e tem uma represa projetada, no Ribeirão do Piraí, que há 20 anos não sai do papel.
José Olímpio é de Itu, e começou sua carreira política em 1982, elegendo-se vereador. Releegeu-se duas vezes, e depois foi ser sub-prefeito em Guaianazes, na Capital. Em 2000 foi eleito vereador em São Paulo, e em 2010 elegeu-se deputado federal, reeleito no ano passado. É filiado ao PP (Partido Progressista), o mesmo de Paulo Maluf.
O PP, por sinal, é o que tem o maior número de envolvidos nessa história. Não faltaram brincadeiras quando a lista foi divulgada sem o nome de Maluf, que no país se tornou uma espécie de símbolo da corrupção. Mas tinha o de Olímpio.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas